e-Learning e o iPad

By 15 de maio de 2012E-Learning

Design Instrucional para iPad

 “O iPad é o primeiro aparelho pequeno o bastante e com uma tela grande o suficiente para permitir que as pessoas o usem tão confortavelmente como uma revista impressa” – Mike Haney.
Primeiramente, é o designer educacional que planeja usar essa tecnologia para a solução de sua plataforma. A edição da Computer Arts Projects traz uma informação valiosa neste sentido: ela está amadurecendo nas editoras de revistas,como a Popular Science (Steve Jobs descreveu como uma “grande inovação” a versão digital desta revista no seu aparelho) e a revista Time.  

Dicas de Design Educacional em iPads.

·         É preciso construir dois componentes para os usuários: a interface de leitura e o conteúdo que será apresentado por meio dela;
·         A criação de layout para uma versão digital pode ser feita da mesma forma que o impresso, no InDesign;
·         É necessário pensar em dois modos de visualização: o horizontal e o vertical;
·         Design simples e limpo é o recomendado, pois o principal ainda é o conteúdo;
·         Foco em experiências mais interativas: cada vez mais utilizar infográficos, slideshows, elementos de áudio e de vídeo;
·         Não se trata apenas de pensar nas dimensões: é necessário pensar em uma nova abordagem para o iPad.

O Mobile Learning será um ponto forte daqui para frente, e sem duvida o iPad ajudará muito nisso. Usá-lo no lugar de notebooks, smartphone pode ser muito mias economicamente acessível.  Porque a cada dia que passa o uso de iPads, vem crescendo e se tornando uma tendência tecnológica.
Pode se dizer que dentro do grupo de designer e usuários, vai ter maios aceitação do que o uso de smartphones. Já que a interação entre eles é limitada, e pode ter baixa visualização e resolução dificultando o aprendizado e a utilização. O uso do iPad e tablets em geral, para o treinamento-aprendizagem vai ser tão comum, como o uso de computadores.

Como conclusão, pode se dizer que vale apena investir nesse novo recurso, e planejar designer  educacional, para ser usado no iPad. Isso poderá abranger ainda mais o ramo do e-learning, fazendo diversificações de aprendizagem, e o modo de como ele será aplicado.