7 Dicas para criar um e-learning engajador

By 3 de dezembro de 2013E-Learning

Todas as transformações tecnológicas que temos visto nos últimos anos ampliaram as possibilidades de treinamento continuado e desenvolvimento profissional dentro das empresas.

Com a grande velocidade exigida para a aquisição de conhecimento pelo mercado não é mais preciso mais fazer com que os colaboradores tenham que aguardar por longos períodos para obtê-lo.

Porém, para que os objetivos esperados sejam atingidos, é preciso que o curso de ensino à distância tenha um conteúdo envolvente e de fácil compreensão.

Vamos dar aqui algumas dicas de como criar um conteúdo engajador para um curso de e-learning. São elas:

1. Faça as pessoas pensarem
Estudos mostram que os alunos que são ativamente envolvidos são dez vezes mais propensos a lembrar do conteúdo após o curso. Ao invés de oferecer telas somente com textos, dê algo para o participante pensar ou um problema para resolver. Essa atividade o manterá focado, evitando que ele se entedie durante o aprendizado.

2. Tenha um conteúdo relevante
Podemos dizer aqui que se o conteúdo não tiver relação com os aprendizes de alguma forma, dificilmente despertará sua atenção, fazendo com que a retenção do mesmo fique prejudicada.

4. Ofereça feedback
Prover feedback constate potencializa a experiência de aprendizado e encoraja a pessoa a perseverar em seus estudos. Elogios, congratulações e incentivos ajudarão a manter a motivação durante o período do curso.

5. Extraia informações dos alunos
Permitir que o aluno tome suas próprias decisões e desafiá-lo a demonstrar seu conhecimento pode ser também um grande agente motivador. Essas ações farão com que seu nível de atenção seja maior, melhorando consequentemente a retenção de conteúdo.

6. Segmente a informação
Não podemos esperar que um aluno absorva longos textos de explicação sem perder sua concentração ao longo do caminho. O ideal é trabalhar a informação de forma segmentada, com trechos curtos de conteúdo, facilitando seu aprendizado.

7. Dê um toque de humor
Um pouco de humor durante o curso é um fator bem interessante para um curso à distância. A risada é um conhecido ativador de adrenalina em nosso corpo ajudando a reduzir níveis de stress e aumentando a retenção de informação.

Esperamos que as dicas acima possam ajudar no envolvimento de seus colaboradores em seus treinamentos internos. Você já utiliza essa ou outras táticas para engajar sua equipe? Conte pra gente!